Pages

Subscribe:

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

FAMÍLIA FELIZ



O PLANO ORIGINAL DE DEUS PARA A FAMÍLIA, ERA QUE ELA REPRESENTASSE UM LUGAR DE GRANDE FELICIDADE, DE HARMONIA, DE AMOR.
TODOS QUEREM UMA FAMÍLIA FELIZ, PORÉM, POUCOS ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR O PREÇO, POIS FAMÍLIA FELIZES NÃO ACONTECEM POR ACASO; ELAS DEMANDAM MUITO ESFORÇO, AMOR, RENÚNCIA E PERSEVERANÇA.

RECONHECER O PLANO DE DEUS. A BÍBLIA APRESENTA O PLANO DE DEUS PARA A FAMÍLIA HUMANA. OS IDEAIS QUE DEUS TEM PARA COM A FAMÍLIA SÃO EXTRAORDINÁRIOS! PRECISAMOS URGENTEMENTE RECONHECER QUE A FAMÍLIA NÃO É APENAS UM GRUPO DE PESSOAS QUE MORA DEBAIXO DE UM MESMO TETO, MAS QUE FAZ PARTE DO PROJETO DIVINO PARA A FELICIDADE DE SUAS CRIATURAS. ENTENDER O PLANO DE DEUS TORNA-SE INDISPENSÁVEL PARA A CONQUISTA DESTA FELICIDADE. GÊN. 1:28, 2:18 E 2:24.

COMPROMETER-SE COM A FAMÍLIA. O COMPROMISSO DA FAMÍLIA É MENCIONADO NA BÍBLIA COMO UM “CONCERTO”. INFELIZMENTE O CONCERTO DO CASAMENTO TEM SIDO QUEBRADO POR QUALQUER MOTIVO. NOSSO COMPROMETIMENTO COM A FAMÍLIA DEVE SER MUITO FORTE, POIS ESTE É O ÚNICO PAPEL PERMANENTE NESTA VIDA. TODOS OS PAPÉIS QUE DESEMPENHAMOS SÃO PASSAGEIROS, MAS O NOSSO PAPEL NA FAMÍLIA É AQUELE QUE DURA PARA SEMPRE ENTRAMOS NA FAMÍLIA PELO NASCIMENTO E SÓ SAÍMOS DELA PELA MORTE. NO DIA-A-DIA DE NOSSA VIDA AGITADA, SOMOS DESAFIADOS A ESTAR COMPROMETIDOS COM OS VALORES DE NOSSA FAMÍLIA. OS LAÇOS FAMILIARES SÃO FORTES QUE AQUELES LAÇOS QUE NOS UNE A UM TRABALHO OU A UMA SOCIEDADE BENEFICIENTE OU A UM GRUPO DE AMIGOS. MAT. 19:6

BUSCAR UMA VIDA EM UNIÃO. A LEI DA UNIÃO PRECISA SER A LEI DA FAMÍLIA, E A BUSCA POR UNIDADE DEVE SER PREOCUPAÇÃO DE CADA HABITANTE DE UMA CASA. SE NÃO HOUVER UNIÃO SÓLIDA, AS BASES FAMILIARES RUIRÃO E O LAR SE DESMORONARÁ. “UM POR TODOS, E TODOS POR UM”. EM MUITAS CASAS ESTÃO “TODOS CONTRA TODOS”, EM CONFLITOS INTERMINÁVEIS POR RAZÕES BANAIS. SE É VERDADE QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA, ENTÃO PRECISAMOS URGENTEMENTE DESTA FORÇA NO SEIO DE NOSSAS FAMÍLIAS, POIS SE HOUVER UNIÃO NOS TEMPOS DE PROSPERIDADE, ENTÃO ELA SE DEMONSTRARÁ TAMBÉM QUANDO ALGUMA CRISE SE ABATER SOBRE O LAR. AMÓS 3:3.

VALORIZAR A FIDELIDADE. O JEITO MODESTO DE PENSAR E PROCEDER FAZ POUCO CASO DA FIDELIDADE NO CASAMENTO, MAS A BÍBLIA CARACTERIZA COMO PECADO QUALQUER RELAÇÃO SEXUAL FORA DO CASAMENTO. O SÉTIMO MANDAMENTO DA LEI DE DEUS PERMANECE VÁLIDO E SEM ALTERAÇÃO. AS PESSOAS PODEM DIZER QUE ISTO É ANTIQUADO, MAS ESTE É O PRINCÍPIO QUE PRESERVA A RELAÇÃO MATRIMONIAL. A INFIDELIDADE TRAZ RESULTADOS DE LONGO ALCANCE E DE EFEITOS PROLONGADOS. QUE COISA EXTRAORDINÁRIA O FATO DE TERMOS UM DEUS QUE SE PREOCUPA COM A NOSSA FELICIDADE EM TODOS OS ASPECTOS DA VIDA. NUM CASAMENTO ONDE A FIDELIDADE NÃO É RESPEITADA, HAVERÁ POUCAS CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA FELIZ. ÊXODO 20:14.

TER DISPOSIÇÃO PARA CRESCER. NÃO EXISTEM FAMÍLIAS PERFEITAS, PELO SIMPLES FATO DE NÃO EXISTIREM PESSOAS PERFEITAS. O NOSSO DESAFIO É CRESCER, MELHORAR, APRENDER. MUITOS DIVÓRCIOS PODERIAM SER EVITADOS SE HOUVESSE ESTA DISPOSIÇÃO NO SEIO DA FAMÍLIA. ALGUMAS PESSOAS SIMPLESMENTE DESISTEM DE UM CASAMENTO, PORQUE OS PROBLEMAS PARECEM MUITO GRANDES. ESTA NÃO É UMA SOLUÇÃO RAZOÁVEL, MAS UMA FUGA. PODEMOS CRESCER, SIM, NO AMBIENTE DA FAMÍLIA, LEMBRANDO-NOS QUE FAMÍLIAS BEM SUCEDIDAS NÃO ACONTECEM POR ACASO. SAL. 133:1 E PROV. 31:10-31.

COMUNICAR-SE. QUANDO AS PESSOAS DE UMA CASA OU DE UMA EMPRESA NÃO SE COMUNICAM DEVIDAMENTE, A CRISE LOGO SE INSTALA. E É PRECISAMENTE NESTE SÉCULO, QUANDO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO ÁGEIS E EFICIENTES, QUE NÓS ESTAMOS CONVERSANDO MENOS EM CASA. EM MUITAS FAMÍLIAS, EXISTEM PESSOAS SENTADAS EM FRENTE A UMA TELEVISÃO, AO COMPUTADOR, CONECTADAS AO MUNDO INTEIRO ATRAVÉS DA INTERNET, MAS DESCONECTADAS DOS ENTES QUERIDOS AO SEU REDOR. VALORIZAR A COMUNICAÇÃO, FALAR O QUE SENTE E OUVIR O QUE O OUTRO TEM A DIZER, SÃO REMÉDIOS EFICAZES PARA O BOM VIVER. PROV. 27:15, 25:11, I PED. 3:7 E EFÉS. 4:29.

“MARIDO, MULHER E DEUS FORMAM UM TRIÂNGULO SAGRADO. SE A COMUNICAÇÃO ENTRE MARIDO E MULHER É INTERROMPIDA; SEU RELACIONAMENTO COM DEUS TAMBÉM É AFETADO”.

PROMOVER O AMOR.  O AMOR É O MAIOR DE TODOS OS SENTIMENTOS. É O AMOR PURO E VERDADEIRO QUE DEVE NORTEAR A VIDA DA FAMÍLIA FELIZ. ESTE AMOR É EXPRESSO NOS GESTOS DE CARINHO, NA COMPREENSÃO, NO DESPRENDIMENTO. SEM AMOR, A FAMÍLIA SERIA AQUELE MERO GRUPO DE PESSOAS VIVENDO DENTRO DE UMA MESMA CASA. HAVENDO AMOR NO LAR, A CASA SERÁ RODEADA POR UM CLIMA DE ALEGRIA E A FELICIDADE SERÁ HÓSPEDE CONSTANTE. I COR. 13:4 E 5, EFÉS. 5:25,28 E 33, COLOC. 3:18-21.

COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR. NUNCA VAMOS CONSEGUIR FELICIDADE VERDADEIRA NA VIDA PESSOAL E FAMILIAR, SE NÃO COLOCARMOS DEUS EM PRIMEIRO LUGAR. SE DEUS ESTIVER PRESENTE EM TUDO QUANTO FAZEMOS E EM TUDO QUANTO SOMOS, ELE FARÁ A GRANDE DIFERENÇA NA VIDA, A DIFERENÇA ENTRE TRISTEZA E A ALEGRIA; O MEDO E A PAZ; A ANSIEDADE E A SEGURANÇA; A INFIDELIDADE E A FELICIDADE; A MORTE E A VIDA. MAT. 22:37.

CONCLUINDO. CRER QUE DEUS CRIOU A FAMÍLIA PARA QUE PUDÉSSEMOS SER FELIZAES E APRENDER O VERDADEIRO SENTIDO DO AMOR. QUERO FAZER TUDO O QUE ESTIVER A MEU ALCANCE PARA APROXIMAR-SE DE MINHA FAMÍLIA, AMÁ-LA E HONRÁ-LA, COM A AJUDA DE DEUS.

0 comentários:

Postar um comentário